segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Comentário Devocional do Livro de Eclesiastes (6.10-12)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Eclesiastes 6.10-12

10 Seja qualquer o que for, já há muito foi chamado pelo seu nome; e sabe-se que é homem; e ele não pode contender com o que é mais forte do que ele.
11 Visto que as muitas palavras aumentam a vaidade, que vantagem tira delas o homem?
12 Porque, quem sabe o que é bom nesta vida para o homem, durante os poucos dias da sua vida vã, os quais gasta como sombra? Pois quem declarará ao homem o que será depois dele debaixo do sol?

Não importa se tem muito dinheiro ou pouco... Se trabalha muito ou pouco... A realidade é uma só: somos humanos! Não há como fugir dessa realidade. Alguns acham que é "status" ter mais dinheiro, outros que é pior ter que dedicar mais horas ao trabalho, mas não há diferença de humanidade entre uns e outros. Qualquer que seja a situação do ser humano: ele é humano.

Ficar defendendo as ideias de que este ou aquele tem mais importância, mais felicidade, mais qualquer coisa, é perder tempo. Pois cada um sabe onde "lhe aperta o calo" e a resposta a cada situação é diferente a partir da experiência de cada um. Podemos passar dias defendendo ideias sobre a situação precária de uma pessoa e, com isso, acharmos a sua vida triste, mas no fim essa pessoa pode ser mais feliz que aquele que tem muito mais! Uma pessoa que trabalha demais pode ser mais feliz que uma que só viaja. As comparações só servem para que se tenha noção de como poderia ser pra você estar na situação do outro. E nem tem como saber se é fato, pois só passando mesmo para ter certeza...

E qualquer que seja sua situação, ninguém dirá o que vai acontecer "debaixo do sol" depois que você não estiver mais aqui. Essa é mais uma realidade que atinge a todos. Não importa o quanto você acredita que sofre ou não: o "mundo vai continuar girando" quando você não estiver mais "debaixo do sol", não importa o quanto você seja visto como uma pessoa importante.


Dessa forma, tudo que "há debaixo do sol" é vão! Pois não importa nada que aconteça, se há mais trabalho, mais passeio, mais tempo com amigos, mais tempo com a família, nada: a realidade de todos, se tudo acabasse aqui, é a mesma. Talvez pareça diferente durante o tempo que se passa aqui, mas só cada pessoa sabe exatamente como é para ela enfrentar aquela situação. O que pode parecer simples para mim, pode ser muito complicado para outra pessoa e o contrário é uma realidade! Cada ser tem sua experiência e mesmo assim, todos encontram o mesmo fim, levando-se em conta o que se vive "debaixo do sol". É preciso que busquemos para além dessas coisas que parecem boas ou ruins... Há algo além...

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário