segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Comentário Devocional do Livro de Eclesiastes (5.1-7)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Eclesiastes 5.1-7

1 Guarda o teu pé, quando fores à casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos; pois não sabem que fazem mal.
2 Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma na presença de Deus; porque Deus está no céu e tu estás sobre a terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras.
3 Porque da multidão de trabalhos vêm os sonhos, e da multidão de palavras, a voz do tolo.
4 Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o.
5 Melhor é que não votes do que votares e não pagares.
6 Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas na presença do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos?
7 Porque na multidão dos sonhos há vaidades e muitas palavras; mas tu teme a Deus.

Neste momento do livro, o autor não se preocupa apenas com as coisas do dia a dia, as "coisas materiais", fazendo observações como se "não houvesse mais nada" depois deste tempo aqui, como alguns pensam. Boa parte do livro é a constatação de que tudo é vaidade se tudo se encerra aqui! Mas neste momento, vemos observações e dicas importantes a respeito da forma como se relacionar com o Senhor.

Pensar em "guardar o pé, quando for na casa de Deus" não é, necessariamente, ter preocupação com o membro do corpo quando vamos até uma igreja! A ideia, pensando em termos do que temos em nossos dias, é uma sugestão de cuidado com o que você se compromete para com a Obra do Senhor. Não devemos dizer qualquer coisa no ímpeto da emoção! Precisamos dizer com convicção aquilo que pretendemos fazer em o Nome do Senhor. É melhor ouvir em vez de sair falando qualquer coisa...

Esse cuidado com o que falar, mais ouvir do que falar, é recomendação para evitar que falemos demais e não coloquemos em prática o que realmente nos comprometemos. Não importa esse "momento de emoção". Devemos nos calar se entendemos que é um momento assim e avaliar com cuidado antes de dizermos algo. Pois quando dissermos, devemos cumprir com a nossa palavra! Não precisamos fazer voto, para alguns, "promessa", aliança, concerto... ou algo do tipo. Não havia necessidade disso no tempo da lei, quando o texto de Eclesiastes foi escrito! Quanto mais hoje em dia, que Jesus já pagou o preço da nossa salvação!

Logo, não precisamos nos comprometer com nada! Apenas aceitar a Jesus como único e suficiente Salvador, buscar a direção do Espírito Santo na forma de viver, agir e falar, e viver conforme a orientação do Senhor. É isso que devemos fazer! Mas se nos comprometermos com algo mais... temos que cumprir... É melhor não se comprometer, do que se comprometer e não cumprir... Não tem como justificar o não cumprimento, pois não temos que nos comprometer e se fizemos isso, mesmo que seja com emoção exagerada, devemos sim cumprir! Melhor é ficar quieto que se comprometer e deixar a boca nos levar a um pecado de não cumprimento de compromisso assumido...

Sempre há uma questão no meio disso tudo: "Se o Senhor permitir, faremos isso ou aquilo"... Mas o fato de "mudarmos de ideia" não é "falta de permissão" do Senhor! O fato de acharmos que exageramos no compromisso, também não é! Apenas um impedimento além de nossas forças, de nossa capacidade, e a impossibilidade de fazer em outro momento o que nos comprometemos, não porque mudamos de ideia ou desistimos, mas porque seguimos com um impedimento alheio ao nosso querer, pode justificar um compromisso não cumprido. Se nos comprometermos, não deixemos nossa boca nos fazer pecar: se o Senhor nos permitir realizar, que façamos!


Dessa forma, não fale muito, não se comprometa demais, não é necessário! Sonhemos os sonhos do Senhor e deixemos de lado o que é apenas a nossa vontade. Falemos com respeito e moderação. Com temor e tremor diante do Senhor, para que possamos cumprir com os compromissos assumidos como algo que venha mesmo do centro da vontade do Senhor. Que realizemos aquilo que o Senhor gerar em nós para realizarmos, com a orientação do Espírito Santo, para a honra e glória do Senhor! E se em algum momento falarmos mais do que devemos, que nos apressemos em cumprir os compromissos assumidos, permitindo o Senhor, fugindo do erro de falar e não cumprir!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário