terça-feira, 17 de março de 2015

Na alegria, busquemos e louvemos... Na angústia, busquemos e clamemos! (5)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

SITUAÇÕES QUE LEVARAM PESSOAS A SE SENTIR DISTANTES DE DEUS OU MESMO QUESTIONANDO A EXISTÊNCIA DELE, OU AINDA, SEM RESPOSTAS:

- Homem com tendência ao homossexualismo e que queria seguir a recomendação Bíblica (ele decidiu que queria seguir a orientação da Bíblia e da mesma forma que uma pessoa deve ter liberdade para seguir outro caminho, deve ter liberdade para seguir esse) que disse ter buscado e não ter encontrado solução para o seu desejo – Entende e reconhece seu erro diante do que recomenda a Palavra para pessoas Espirituais (a questão social é outra história, por favor! Podemos tratar do assunto em outro momento, se for necessário...), mas não conseguiu mudar e atribui isso a uma falta de resposta da parte de Deus;

- Mulher que, sem motivo algum (aparente) tende à depressão;

Gênesis 4.7 - Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? E se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.

A questão não é ter desejo. Nem é problema ser tentado! Espiritualmente falando, o problema é dar atenção a isso e seguir pelo caminho que deve ser evitado. O Senhor não deixa de nos amar porque erramos ou seguimos por um caminho que Ele não gosta! Se fosse assim, não teria providenciado a chance de salvação através de Seu Filho, por Graça e não por merecimento.

O fato de termos a salvação pela Graça e não por merecimento, por ter boas atitudes, fazer as coisas certas, não anula a nossa busca por evitar o caminho mal! Somos salvos primeiro e queremos viver de forma que se compare com a vida de quem busca a vontade do Senhor e não a própria vontade. Elimina a crise de se conseguimos fazer as coisas certas, pois não é esse o ponto para a salvação, mas ainda assim precisamos tomar cuidado com o que vivemos, pois se preferimos seguir pelo caminho que o Senhor nos diz não ser o melhor, na verdade não estamos nem mesmo aceitando a Graça! Como podemos querer a Graça e, ao mesmo tempo, querer coisas contrárias ao querer do Senhor? Nada de pecar mais por já ter a salvação... Romanos e Coríntios, entre outros textos, tratam disso.

Deixemos de lado a nossa vontade! E busquemos a vontade do Senhor! Mesmo que a tentação siga nos incomodando: o problema não é ter vontade ou ser tentado, mas ceder a algo que não é adequado! Continuar sentindo a tentação não é errado! O erro se caracteriza por ir pelo caminho errado...

E, ao dominar esse desejo, não necessariamente deixar de querer, mas dizer não mesmo querendo, ao resistir a angústia no pensamento, sentiremos que, mesmo com vontades, estamos conseguindo passar por cima dessas mesmas vontades! E isso poderá nos dar a força que nos falta para seguir o caminho. Não culpe Deus por ainda sentir angústia ou a tentação! Antes, lute contra a vontade e agradeça por conseguir resistir. Esse é o segredo de interpretação que poucos entendem: ser tentado, sentir vontades, não é pecado! E está dentro da "condição humana"! Mas ao resistir, mesmo que a vontade esteja lá (resistir sem vontade presente não é resistir...) e seguir o caminho do Senhor é dizer: eu abro mão do que me parece melhor e busco o que o Senhor tem como melhor para mim! E isso muda toda a situação... Não deixa de ter tentação... pode até ser que não resista sempre... mas a cada novo momento de reflexão, ao entender que mesmo querendo não foi o melhor nem tão bom assim como o é a vontade do Senhor, isso permitirá deixar de lado essa vontade para buscar o melhor da parte do Senhor!


Permitindo o Senhor, seguimos na próxima semana!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário