Graça, Paz e Alegria!
Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.
1 João 2.18-26
18 Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora.
19 Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos.
20 Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento.
21 Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.
22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho.
23 Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.
24 Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai.
25 E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
26 Estas coisas vos escrevo a respeito daqueles que vos querem enganar.
Há muitos textos antigos que datam de época próxima a dos Evangelhos ou dos textos entendidos como Canônicos no Novo Testamento. Como há também em relação ao Antigo Testamento, há até quem acrescente no cânon alguns textos que não foram aceitos desde o início nem por cristãos, nem pelo judeus, no caso do Antigo Testamento. Mas sobre o Novo, há muita controvérsia e sempre aparece um texto "novo" de um "evangelista" que conta histórias parecidas com as que temos no Novo Testamento, mas em alguns momentos fala de coisas diferentes. Bem como "epístolas" ou até outros "apocalipses".
Os primeiros cristãos entenderam que tais textos não eram adequados, não agregavam, antes iam até contra o que era pregado. E muitos desses textos nascem desses "anticristos" que "saíram dentre nós", como diz o texto, mas já não são mais "dos nossos". E como no mundo antigo a questão de autoria normalmente busca autoridade em uma pessoa que seja mais reconhecida, muitos textos escritos por outros eram atribuídos a personagens mais conhecidos, tentando ter legitimidade. Mas foram rejeitados por aqueles que conviveram mais de perto com a história, logo, não são dignos de nota quanto ao cristianismo. Podem ser lidos, mas nunca causar polêmica no meio cristão, pois não são, de fato, desse grupo desde o começo.
Hoje em dia, muitos nem precisam de tais textos para causar polêmica e usam a Bíblia mesmo, citando textos de forma isolada, causando polêmica de entendimento no meio dos da fé. Seria como se escrevessem textos próprios no passado! Mas não escrevem necessariamente nada novo, apenas reinterpretam muita coisa e acham que "descobriram a pólvora", quando, na verdade, estão caminhando para o caminho das heresias, por falta de conhecimento do todo da História Bíblica.
Um texto isolado pode provar muita coisa. Vários textos isolados podem comprovar uma tese, mas essa mesma tese, para ser aprovada do ponto de vista Bíblico, precisa ter coerência com o todo da mensagem. Como aconteceu com os textos, principalmente do Antigo Testamento: muitos autores nem se conheceram e podem não ter tido acesso ao texto do outro, mas direcionados pelo Espírito Santo, mantiveram a coerência do texto. Não adianta ter conhecimento de partes da Escritura. É preciso conhecer o todo da Palavra e saber discernir, com a direção do Espírito Santo, se algo não está sendo interpretado de forma equivocada.
Aqueles que podem querer enganar, podem apresentar até coerência e podem sim não ter interesse pessoal de maldade nesse engano! Estão enganados também! Por isso, o conhecimento da Bíblia para buscar a coerência para além de "um punhado de textos" e a direção do Espírito Santo. mostram sua importância na vida daquele que acredita no Senhor e busca Sua vontade. Que essa unção possa nos aliviar o entendimento, direcionar e nos permitir entender mais e mais a vontade do Senhor. Que busquemos conhecer as Escrituras, para que não haja engano no nosso meio e possamos seguir sem pecar por não conhecer, antes conhecendo e direcionados pelo Espírito Santo.