Graça, Paz e Alegria!
Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.
Eclesiastes 6.3-6
3 Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, de modo que os dias da sua vida sejam muitos, porém se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele;
4 porquanto debalde veio, e em trevas se vai, e de trevas se cobre o seu nome;
5 e ainda que nunca viu o sol, nem o conheceu, mais descanso tem do que o tal;
6 e embora vivesse duas vezes mil anos, mas não gozasse o bem. Não vão todos para um mesmo lugar?
Mais uma vez é importante lembrar: o livro de Eclesiastes tem como "chave de leitura" a ideia de que não há nada além desta vida - uma argumentação sobre esse pensamento. Muitos pensam assim e entendemos que o pregador faz muitos argumentos levando em conta essa ideia, como uma forma de responder a esse pensamento de muitos. Mesmo que tenha muitas coisas nesta vida, se algo falhou e tudo acaba aqui, não valeu a pena ter vivido!
Nessa parte do texto, o pregador argumenta que mesmo que viva muitos anos, e mesmo que gere muitos filhos, não valeu a pena se não houve plenitude nesta vida, que seria a única (sem pensar na questão espiritual - o pregador pensa nisso e muitas vezes leva o argumento para essa realidade, mas em outros momentos ele argumenta com a ideia de quem pensa que tudo acaba aqui, até como uma forma de alertar que, se for assim, se tudo acaba aqui, mesmo com muita coisa nesta vida, ainda assim foi muito pouco).
Se todos vão para o mesmo lugar, se não há nada além desta vida e a sepultura é o fim de tudo, mesmo com 2 vezes mil anos ainda não valeria a pena se faltasse o bem. Algo ainda parece fazer falta. É claro que é a vida eterna, a questão espiritual, mas nesse ponto do texto, o alerta é para que se pense se realmente tudo acaba aqui, o que realmente vale a pena, diante de tantas coisas ruins que experimentamos nos dias que aqui vivemos? E aqueles que sofreram muito mais que tiveram alegrias, passaram por aqui apenas para uma experiência ruim? Qualquer que seja a experiência nesta vida, tudo acaba na sepultura?
O bem nesse caso, seria o favor divino, o cuidado do Senhor, a experiência eterna com Ele. Mas se o pensamento a ser rebatido é de que tudo acaba aqui, algo fica fazendo falta, se não experimentarmos o bem nesta vida. Assim, claro, a nossa esperança vai para além desses dias. Apenas começa aqui. Há muito mais para experimentarmos o bem da parte do Senhor. Já temos algumas amostras nestes dias que aqui vivemos e esperamos muito mais para a eternidade. E, ainda que o corpo experimente a morte, não vamos todos para o mesmo lugar. Só é assim do ponto de vista de quem acredita que tudo acaba por aqui, mas do ponto de vista de quem crê no Senhor, ainda há muito mais depois...
Nenhum comentário:
Postar um comentário